Siga-nos em nossas redes sociais

A Música Salva: o documentário que conta a história de Rodrigo e do projeto USH

“Eles explicam a [síndrome de] Usher até um determinado ponto, mas não explicam o Rodrigo”. É assim que Ana, mãe do DJ e produtor por trás do projeto USH, define a trajetória do filho. E talvez essa seja, de fato, a melhor forma de começar a falar do artista e do seu mais novo documentário, A Música Salva, lançado no Youtube no último dia 14 de setembro.

USH é um artista de música eletrônica que se apaixonou pelo som durante um intercâmbio em Madrid. Depois de viver festas incríveis na Europa, não teve jeito: escolheu mergulhar de cabeça no universo dos DJs e da produção. Mesmo com baixa audição e, mais tarde, o diagnóstico da síndrome de Usher, ele nunca deixou isso silenciar sua paixão música. Muito pelo contrário, deu forças para que ele transformasse os desafios em uma motivação maior para criar e explorar novas sonoridades na música eletrônica.

Foto: Fernando Sigma
A jornada de Rodrigo

Rodrigo tinha apenas seis anos quando recebeu o diagnóstico de perda auditiva. Aos 22 anos, veio outro baque: a retinose pigmentar, uma doença degenerativa que afeta a visão. O que antes eram dúvidas e exames se transformou em um diagnóstico raro e desafiador — síndrome de Usher tipo 2, que combina perda auditiva e perda progressiva da visão.

Foi um choque, sim. Mas também foi um despertar: era hora de Rodrigo reinventar sua forma de viver o mundo. Afinal, para muita gente, a palavra “deficiência” poderia soar como um limite de seus sonhos. Mas, em vez de parar, ele e a família encontraram um jeito de ressignificar tudo isso. E foi assim que o som passou a ter mais valor, e cada batida ganhou um novo significado na vida do artista.

O projeto USH transformou dor em arte

E agora, com o lançamento de seu documentário, todos podemos ver com clareza que foi na música que Rodrigo encontrou um jeito de se reinventar. Por que, para ele, não se trata apenas de soltar o som pra pista dançar, é uma forma de sentir o mundo inteiro de um jeito diferente do convencional. Enquanto a maioria ouve com os ouvidos, ele sente a música na pele, com a força da alma. O palco, para o DJ, é um território onde diagnósticos perdem força e a música assume o papel de voz para tudo aquilo que às vezes não é possível de ser comunicado com as palavras.

Ao assistir ao documentário, fica fácil perceber que Rodrigo não entrega apenas faixas mixadas. No comando da pick-up, ele compartilha histórias, emoções, momentos que transformam suas apresentações em algo maior. No fim das contas, seu recado é simples e poderoso: a vida pode tirar algumas coisas, mas sempre deixa espaço para criar beleza a partir delas. “Ganha mais quem desiste menos”, ele lembra.

Além de mostrar sua jornada pessoal e artística, a produção também abre espaço para uma conversa que precisa ganhar mais força: a acessibilidade nos eventos musicais. Como ele mesmo cita, “a gente vê o cadeirante sendo levantado na pista, mas até aquele momento a pessoa passou por muitas dificuldades, porque os eventos nem sempre são acessíveis”, comenta. E é preciso que essa seja uma pauta cada vez mais forte na cena eletrônica, porque, se a música é universal, ela deve ser vivida plenamente por todos.

Assista ao documentário A Música Salva

Assim, podemos ter certeza que o sucesso reservado para Rodrigo vai muito além de uma história de superação. Sua história fala sobre sua potência, seu talento a sua coragem de transformar desafios em em arte de verdade! Com uma linguagem sensível e ao mesmo tempo tocante, o documentário reforça por que Rodrigo e o projeto USH são hoje uma das vozes mais inspiradoras da cena eletrônica.

O lançamento oficial aconteceu no último domingo (14), e pode ser assistido no canal oficial do DJ no Youtube. Clique aqui e confira!
A expectativa é que o material emocione não só os fãs de música, mas qualquer pessoa que acredita que obstáculos podem virar novos caminhos. Afinal, como o próprio Rodrigo afirma, ”a música é muito maior do que algo que a gente ouve no final de semana” — ela é a batida que nos lembra que estamos vivos!

casal

Gostou do conteúdo?

Compartilhe ele com os seus amigos!

Veja Também

Desenvolvido com o principal objetivo de salvar o dia seguinte após longas festas e festivais.

Utilize o cupom: TIMELAPSE

A escolha perfeita para as mulheres que sabem o que querem e buscam excelência e modernidade.

Utilize o cupom: TIMELAPSE